sábado, 27 de agosto de 2011

Qual o seu maior sonho?

 A primeira vez que descobri que conseguia controlar alguns dos meus sonhos, desejei dormir para sempre. De olhos fechados tinha tudo o que gostaria de ter, meus medos e tristezas podiam ser colocados em uma caixa com um nome pomposo que seria colocada nas mais profundas cavernas do meu universo paralelo, e lá ficaria protegida por todos os poderes que minha imaginação conseguisse criar. O problema é que a gente sempre acorda. Não existe sonho que dure para sempre, e o mesmo vale para a vida real. Saí perguntando para as pessoas sobre o maior sonho delas, e várias me deram a mesma resposta: "por um bom tempo foi passar no vestibular... agora não sei mais."
 A graça de estar acordada, no entanto, é que você corre o risco dos seus sonhos serem realizados. Melhor do que isso, pode-se criar os riscos, se é que você me entende. E talvez você não seja tão poderoso, bem resovido ou protagonista do mundo quanto poderia ser dormindo, mas certamente haverá pessoas reais para reconhecer você por você mesmo; o que faz a falta de controle e de magia até valer a pena. Você pode sonhar em ganhar o Oscar de melhor filme e melhor direção e lutar para que isso aconteça. Afinal, o maior prazer de ganhar está em se sentir recompensado pelo que fez. O momento em si não é nada.
 E agora que você teve tempo para pensar: e aí?, qual o seu maior sonho? Eu deveria ter pensado nisso antes de sair perguntando, pois também não sabia responder... Engraçado que as pessoas que acreditam que seus sonhos são bobos, são justamente aquelas que tem a resposta, que sabem exatamente o que sonhar e que tem mais chances de conseguir. Não é bobo querer arranjar uma namorada, querer se realizar profissionalmente, sendo a melhor naquilo que escolher, querer ao menos saber o que escolher, terminar a faculdade de engenharia civil e construir a própria casa. Eu, na verdade, acho lindo. O velho clichê 'plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho' é um fórmula resumida de felicidade. Bobo é deixar a vida passar sem sonhar.
 Algumas vezes temos aquele sonho do momento, voltar a ser como antes (psicologicamente falando), outras temos um planejamento completo de vida que inclue amar e ser amado, trabalhar no que gosta, ganhar dinheiro e viajar pelo mundo. American fucking way of life. Não deixa de ser um plano. Tirando a pessoa que me disse que sonha em ter um dinossauro, acho que tudo pode se realizar, até mesmo abrir uma escola ou casa ou afins para crianças de rua. E a esperança já basta para compensar todas as complicações que estar acordado nos traz.
"…depois de eu ter descoberto como todas as coisas que temos que fazer somem com o nosso tempo, o meu maior sonho é ter tempo para poder fazer as coisas que gosto". - Denis
 E se você achou a pergunta difícil ou até agora não sabe responder, fica a reflexão que o Pooh ouviu por aí: "o ser humano é um animal que, se lhe for permitido escolher 99 de 100 caminhos, passará o resto de sua vida imaginando como seria se tivesse escolhido o outro"

PS: tudo que está grifado foi de fato dito por algum dos meus amigos
PPS: meu sonho é ter uma casa com uma árvore com flores amarelas no quintal e um cachorro para morrer do meu lado.

Um comentário:

  1. Meu maior sonho? Acho que é ser uma escritora publicada e lida. Dificílimo e não é para agora. Mas realmente, a pergunta não é fácil!
    Como sempre, vc escreve mto bem! Bota meu sonho no chinelo assim!!!
    Bjks!

    ResponderExcluir